Abril Verde: a campanha que promove saúde e segurança do trabalho

Movimento criado para garantir bem-estar e segurança de colaboradores

Uma importante campanha para quem se preocupa com a segurança do trabalho! Assim, o abril verde busca sensibilizar a reflexão e elaboração de métodos de prevenção contra as doenças e os acidentes originários da execução das funções no trabalho.

A principal finalidade do movimento é promover um tempo para o bem - estar e condições laborais aos trabalhadores.
Quer entender melhor o Abril Verde? Confira a leitura!


Como o movimento surgiu?

A ideia surgiu a partir da Organização Internacional do Trabalho, em 28 de abril de 2003. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi criado devido a um acidente grave que aconteceu em Virgínia, Estados Unidos, no ano de 1969, e provocou a morte de 78 funcionários.
O Brasil começou a utilizar, em 2005, a mesma data para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais. A campanha tornou-se Lei nº 11.121/2005 e, além disso, dia 7 de abril passou a representar o Dia Mundial da Saúde.
Por essa razão, o mês tornou-se essencial para a reflexão a respeito de todos os cuidados com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos os trabalhadores. Além disso, também é necessário para analisar a importância de empresas e governos investirem na segurança e na prevenção de acidentes.
Afinal, o que é o Abril Verde?
O programa trata-se de uma participação espontânea da população, criado com a intenção de promover uma nova cultura de redução e eliminação de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.
Neste cenário, o movimento é caracterizado no calendário nacional com o laço da cor verde, correspondente à Segurança no Trabalho. Por isso, o mês de abril é celebrado como uma data específica para estreitar as relações e a proteção de todos os colaboradores do ambiente laboral.

Quais os objetivos do Abril Verde?

Algumas finalidades do programa estão classificadas em:

 

  • Organizar ações;
  • conscientizar a população a respeito da saúde e segurança no trabalho;
  • estimular a cultura de prevenção;
  • analisar os indivíduos dentro e fora do local de trabalho;
  • refletir sobre a responsabilidade de empresas e gestores;
  • mensurar os riscos;
  • engajar a sociedade.

Quais estratégias podem ser adotadas para o Abril Verde?


As empresas podem representar algumas ações estratégicas em qualquer companhia, independentemente do seu tamanho ou orçamento. Dessa forma, algumas alternativas, são:

 

  • Debates;
  • palestras;
  • seminários;
  • campanhas publicitárias;
  • mobilizações sociais;
  • treinamento dos funcionários sobre prevenção de acidentes e doenças.


Com os argumentos acima, é possível entender como o abril verde é essencial para a elaboração de práticas que orientem a promoção do bem-estar, tranquilidade e segurança dos empregados. Por isso, não deve ser deixado de lado.

Como a Ativa Medicina pode ajudar

Oferecer o melhor da Medicina e Segurança do Trabalho: assim a Ativa Medicina participa diariamente da vida da sua empresa. Consolidada há mais de uma década, a experiência em qualidade permite levar segurança jurídica a cada cliente.
A Ativa Medicina trabalha com profissionais qualificados perto de você! Com uma rede extensa, presente em todo o Brasil, sua Sede Administrativa está localizada no Centro de Porto Alegre (RS).
Com Unidades Operacionais presentes nos municípios gaúchos de Porto Alegre, Gravataí, Gramado, Canela e Rio Grande, está instalada também na cidade de Recife (PE). Além disso, possui unidades móveis que levam aos seus clientes a mesma praticidade e benefícios de suas estruturas físicas.

Facilidade no Dia a Dia
Para uma maior comodidade, exames complementares (laboratório, imagem, audiometria, eletro e outros) podem ser realizados em um único lugar. A Ativa possui estrutura completa em suas unidades e redes credenciadas, preparada para atendê-lo com equipamentos de ponta.
Acesse os serviços: https://ativamedicina.com.br/servicos