7 práticas para evitar riscos e prevenir acidentes

A prevenção de acidentes é uma ótima saída para garantir o bem-estar dos funcionários e ajudar a ter uma rotina mais segura dentro do ambiente de trabalho.

Mas para que isso ocorra, é preciso incluir no dia-a-dia dos colaboradores algumas práticas básicas de prevenção.

Confira abaixo algumas ações que separamos para auxiliar as boas práticas de prevenção na sua empresa. Boa leitura!

1. Divulgue o manual de segurança
Um manual de boas práticas é o ideal para reforçar regras e procedimentos de saúde e segurança do trabalho, alinhando as equipes com os princípios e aspectos considerados importantes pela empresa, que vão desde o uso correto dos equipamentos de proteção individual a procedimentos de biossegurança.

2. Promova treinamentos e palestras
Incluir encontros e apresentações na rotina dos colaboradores reforça a cultura de segurança e a importância dos cuidados preventivos, além de demonstrar que a empresa de fato se importa em promover um ambiente saudável e seguro, ampliando a consciência sobre o tema.

3. Divulgue os riscos
A campanha Abril Verde é uma oportunidade para iniciar ou renovar a sinalização e a divulgação dos riscos existentes no ambiente de trabalho, buscando a sensibilização dos colaboradores e a disseminação de informações essenciais para a rotina laboral.

4. Debates são importantes
O mês também é um ótimo momento para desenvolver ideias e discutir novos procedimentos de segurança. Ações de comunicação interna podem auxiliar no engajamento. Quais aspectos são importantes? Como promover mais saúde, segurança e bem-estar no trabalho? Quais temas são relevantes para se debater?

5. Realize a SIPAT
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) precisa ser realizada uma vez a cada ano, e o Abril Verde pode ser uma boa opção na hora de promover e divulgar atividades temáticas voltadas à prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

6. Organize uma brigada de segurança
Além da SIPAT, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é responsável por promover ações voltadas para um ambiente saudável e seguro. Uma ideia interessante é a criação de uma brigada de segurança, que pode realizar uma vistoria de segurança sem avisar, garantindo assim a conformidade das condições de trabalho.

7. Reconheça as atitudes positivas
Durante a campanha Abril Verde, uma ação simples mas muito bem recebida é o reconhecimento dos colaboradores que mais reconhecem e promovem a importância das regras e procedimentos de saúde e segurança. Um certificado de amigo da segurança junto com um bombom, por exemplo, pode ser uma boa lembrança.

Conte com a Ativa Medicina e Segurança do Trabalho

Estamos preparados para auxiliar a sua empresa na promoção de um ambiente mais saudável e seguro. Entre em contato conosco e saiba mais!