05 de agosto: Dia Nacional da Saúde

Construindo um mundo mais justo e saudável

A Organização Mundial da Saúde - OMS adotou o lema “Construindo um mundo mais justo e saudável” para lembrar o dia Mundial da Saúde de 2021. A data foi criada pela OMS, em 1948.

Na mesma direção, a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) “convoca os líderes a garantir que todos tenham condições de vida e de trabalho propícias à boa saúde. Ao mesmo tempo, encoraja os líderes a monitorar as iniquidades em saúde e a garantir que todas as pessoas sejam capazes de acessar serviços de saúde de qualidade quando e onde precisam”.

Na perspectiva global sobre o tema saúde, em 1946, a OMS, definiu saúde “como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade”.

O Dia Nacional da Saúde

Celebrado anualmente em 5 de agosto no Brasil, data instituída pela Lei nº 5352/71, o Dia Nacional da Saúde tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação em saúde, inclusa a saúde do trabalhador, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela.

O que nem todos sabem é que a data foi escolhida no Brasil em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Contexto atual

A pandemia da Covid-19 alertou as pessoas quanto à importância da saúde, à necessidade de cuidados pessoais e atentação às medidas de proteção. Com o agravamento da pandemia, percebeu-se a importância da prevenção, dos estudos epidemiológicos e sanitários, que podem modificar a vida das pessoas.

No contexto do Dia Nacional da Saúde, é importante lembrar a Saúde do Trabalhador, destacando a Norma Regulamentadora número 7, do Ministério do Trabalho, que estabelece a “obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores”.

PCMSO

O Programa tem como um dos pressupostos a realização dos exames médicos admissionais, periódicos, demissionais, de retorno ao trabalho e mudança de função, para o monitoramento da saúde laboral dos funcionários. Além disto, quando aplicável, exames complementares, como audiometrias, espirometrias, dentre outros.

Na promoção da saúde podem ser inclusos exames de controle e/ou medidas de prevenção para diabetes, cardiopatias, obesidades, por exemplo.

Gerenciamento da saúde ocupacional

A Ativa Medicina e Segurança do Trabalho lembra com orgulho a data, pois em seu dia-a-dia atua com uma completa equipe de profissionais de saúde – médicos do trabalho, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros -, com objetivo de implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) para as empresas, bem como efetivar ações de promoção da saúde, para que seus funcionários tenham um eficaz monitoramento de sua saúde laboral. Saiba mais sobre os serviços da empresa clicando aqui.